COVID-19: Visitas Virtuais a Museus

Visitas virtuais a museus sem sair de casa!

Em tempos de quarentena vale tudo manter a sanidade mental!
Portanto, todos os programas em família são imaginados, os solteiros estão mais sós, os casais perderam alguns hábitos sociais, e todos tentam passar o tempo da forma mais saudável possível!

Portanto, eu estou a trabalhar num horário de quarentena, porque nem sempre é fácil ter dias criativos e ao mesmo tempo, didáticos, para os miúdos, e por isso achei que visitar museus virtuais gratuitos sem sair de casa poderia ser giro!
Descobri então, que há muitos museus conhecidos de todo o mundo com visitas virtuais, e portanto podem conhecê-los remota e gratuitamente.

Acaba, portanto, por ser uma forma de “viajar” cumprindo as regras de confinamento, e ao mesmo tempo passar um dia (ou mais) com os miúdos de forma lúdica e educativa.

Vamos lá então:

Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)

Neste museu, localizado em Lisboa, poderá conhecer a coleção do filantropo e
colecionador de arte Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955). A relação de afeição
que desenvolvia com o objeto e os critérios de qualidade pelos quais se regia são
percetíveis na frase “only the best is good enough for me”. Nesta coleção estão
então incluídos objetos de vários períodos e áreas. Estão expostas peças de arte egípcia, arte greco-romana, arte islâmica e do extremo oriente, de variadas áreas,
tais como, numismática, pintura e artes decorativas europeias.

Louvre (Paris, França)

Museu do Louvre é um museu universal criado em 1793. É, portanto o maior museu de arte do mundo e está localizado no Palácio do Louvre, em Paris. As suas coleções, entre as melhores do mundo, abrangem vários milhares de anos e um território que se estende da América até à Ásia.
As coleções estão divididas em 8 departamentos e apresentam obras admiradas em todo o mundo, incluindo a Mona Lisa e a Vénus de Milo.

The British Museum (Londres, Inglaterra)

The British Museum, fundado em 1753, foi o primeiro museu nacional público do mundo. Possui uma das maiores e mais famosas coleções de antiguidades que existem.
A sua coleção é composta por cerca de oito milhões de objetos e inclui objetos mundialmente famosos como a Pedra de Roseta, as esculturas de Parthenon e múmias Egípcias.

Musei Vaticani (Cidade do Vaticano, Itália)

Os Museus do Vaticano são dos museus mais importantes do mundo. Vários edifícios diferentes, que estão interligados, reúnem então uma das coleções mais fantásticas e extensas do mundo, pertencente à Igreja Católica. A capela Sistina é um dos pontos que mais interesse suscita.

Rijksmuseum (Amsterdão, Holanda)

Através de uma visita ao Rijksmuseum, que se situa em Amsterdão, faz-se uma
viagem através da história da arte holandesa, desde a Idade Média até ao século
XX.
A história dos Países Baixos é apresentada num contexto internacional e de forma cronológica, podendo-se experienciar a beleza e a passagem do tempo.

Teatro-Museo Dalí (Figueres, Espanha)

Teatro-Museu Dalí é um museu dedicado a Salvador Dalí e localiza-se na sua cidade natal, Figueres, em Espanha.
Inaugurado em 1974, foi concebido e desenhado pelo próprio artista, de modo a oferecer aos visitantes uma experiência real e atraí-los para seu mundo único e cativante.

The National Gallery (Londres, Reino Unido)

The National Gallery, em Londres, alberga uma das maiores coleções de pintura do mundo.
Fundada em 1824, a sua coleção é composta por mais de 2300 pinturas.

Todas as principais tradições de pintura da Europa Ocidental estão então aqui representadas.

National Museum of Natural History (Washington, EUA)

National Museum of Natural History é um museu de História Natural fundado em 1910, em Washington.
A coleção do museu é composta por mais de 145 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais humanos.

The Solomon R. Guggenheim Museum (Nova Iorque, EUA)

Guggenheim Museum de Nova Iorque, um ícone arquitetónico do século XX, é um museu de arte dedicado à arte desse século e além.
É ao mesmo tempo um centro cultural, uma instituição educacional e o coração de uma rede internacional de museus.

Então, a coleção online, com mais de 1.700 obras de arte de mais de 625 artistas, apresenta obras de arte selecionadas da coleção permanente de Guggenheim. Além dos destaques do Museu Solomon R. Guggenheim estão então incluídas obras da Coleção Peggy Guggenheim, Veneza e do Museu Guggenheim Bilbao.

Uffizi Gallery (Florença, Itália)

Este Uffizi Gallery museu é um dos mais famosos do mundo, pelas suas coleções de esculturas e pinturas. Situa-se em Florença num edifício renascentista em forma de U, que foi criado para sediar magistrados e escritórios judiciários. Daí a origem do seu nome, Uffizi, que em italiano significa escritórios.
Portanto, as coleções de pintura incluem obras de arte de autores tais como Giotto, Botticelli, Leonardo Da Vinci, Raffaello, Michelangelo e Caravaggio.

 

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *