Como e onde deve guardar medicamentos

Como e onde deve guardar medicamentos.

Certamente deve recordar-se dos tempos em que os nossos pais, avós e bisavós guardavam os medicamentos na casa de banho. Mas, hoje em dia sabemos que este não é o local ideal para fazê-lo. 

Acontece que guardar os medicamentos na casa de banho pode não ser a melhor opção!
É fácil esquecer os medicamentos quando eles estão escondidos atrás da porta do armário da casa de banho, aumentando a probabilidade de os esquecer de tomar.
E a casa de banho tem a tendência de ficar quente e húmida. Nada aconselhável para o bom armazenamento de medicamentos!

Eu recomendo guardar os medicamentos numa caixa (decorativa ou não) e retirá-los por completo da casa de banho. Coloco-os num local seguro mas também de acesso fácil.

Eis algumas sugestões e coisas que deve ter em mente:

  • Mantenha-os frescos e secos

As condições ideais do armazenamento de medicamentos são mantê-los num lugar fresco, seco e escuro.
A caixa em si manterá a luz longe dos medicamentos, então tudo o que precisa fazer é garantir que a caixa seja armazenada num local fresco e seco.
Podem estar numa prateleira na sala ou numa gaveta usada com frequência.

  • Código de cores

Para uma consulta e acesso rápido, principalmente quando os medicamentos estão numa caixa, pode colocar autocolantes coloridos nas tampas. Pode também colocar elásticos coloridos.
Cada cor pode representar um tipo diferente de medicamento (por exemplo, vermelho pode significar medicamentos para o coração, enquanto verde para alergias).
Também pode usar uma cor diferente para cada membro da família. Pode usar qualquer sistema de código de cores que funcione para si e sua família.
Cole na tampa da caixa de medicamentos ou no seu exterior a tabela de cores, para não se esquecer o que cada cor representa.

  • Faça um inventário

Já mencionei AQUI a importância de fazer um inventário dos medicamentos que temos em casa. Também terá acesso a uma tabela em excel para ajudar a fazer o inventário

  • Descarte com segurança

Se um medicamento ultrapassar a sua data de validade ou já não precisar mais dele, é hora de descartá-lo. Mas não jogue para o lixo, leve para a farmácia mais próxima. Lá tudo será feito de um modo seguro.

  • Mantenha-se organizado quando estiver fora

Se tiver de tomar medicamentos com regularidade e estiver fora de casa, use um organizador de comprimidos.
Existem aquelas caixinhas pequenas (com dias da semana, ou horas do dia) onde pode manter os seus medicamentos à mão e armazenados adequadamente.
Assim, não terá que andar com caixas atrás de si, onde as mesmas podem ficar danificadas.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *