O que precisa de saber antes de comer sushi



A não ser que não goste mesmo nada de peixe, há uma boa hipótese de ter comido sushi recentemente – e, se não o fez, provavelmente está a desejar o ter feito. Afinal, é um tipo de prato muito adorável. Peixe cru: bom. Arroz: bom. Legumes: bom. O que não há para amar? E ainda por cima, é colorido, enche a barriga e, se comido corretamente, muito saudável também.

Tome nota destas duas palavras, no entanto: “comido corretamente”.

Não importa onde esteja no mundo, comer sushi exige um pouco mais de concentração do que a maioria das outras coisas, e há muitas maneiras de se desviar do caminho. Pode acabar com algum peixe estragado, pode exagerar no wasabi ou pode até quebrar uma regra de etiqueta e ofender a pessoa que o serviu.

Curtir sushi é como curtir vinho. Há regras firmes e diretrizes úteis para ter em conta, e acertar sempre resultará numa experiência mais saborosa, mais saudável e mais recompensadora.

 

  • Escolha bem o seu restaurante

Como qualquer comida de especialidade – seja churrasco, chinês, italiano ou qualquer outra coisa – é preciso saber onde comer. É muito fácil supor que, porque é um alimento bastante complexo para fazer, em qualquer lugar que serve sushi deve naturalmente ser um estabelecimento respeitável, de qualidade. Este não é sempre o caso.

Existem alguns sinais indicadores a serem observados para garantir que a escolha do restaurante seja boa. O arroz nunca deve ser frio, as algas nunca devem ser encharcadas e, se é capaz de realmente sentir o cheiro do peixe enquanto anda, foge.

 

  • Obtê-lo na ordem correta

Tendo em consideração o quão delicioso o sushi pode ser, é muito fácil colocar um monte dele na boca sem realmente pensar no que se está a fazer.

O sushi exige uma certa ordem para se comer como deve ser. É dito que deve começar com o peixe mais leve e menos gordo primeiro, depois disso, ir para as partes mais gordurosas e mais oleosas (como o salmão ou a cavala). O atum, por mais rico que seja, deve vir basicamente por último.

Pode muito bem ter as suas próprias preferências pessoais quando se trata de que ordem come o seu sushi, mas se seguir esta “regra” acrescentará uma nova dimensão à sua refeição.

 

  • Não exagere no Molho de soja

Molho de soja e sushi andam juntos. Ter um sem o outro parece quase blasfemo; ou, no mínimo, infeliz. Algumas pessoas, porém, são um pouco liberais com a aplicação do molho no sushi, sem saberem que isso pode arruinar a refeição.

Isto porque, o arroz que faz parte do sushi já foi aromatizado com molho de soja pelo chef durante a preparação. Ao adicionar mais irá sobrecarregar o sushi com o gosto e fazer com que ele se desfaça. Apenas a parte do peixe do sushi é que deve tocar o molho de soja. Mergulhe uma vez e coma.

 

  • O gengibre está lá por um motivo

Ao ser servido de sushi, é capaz de reparar também que recebeu uma tigela de gengibre doce e estranho que provavelmente foi marinado em açúcar e vinagre. Pode ser tentador supor que isso seja algum tipo de complemento para o sushi que pediu. Não é. Não coma com o sushi. As pessoas vão rir.

Este tipo de gengibre, que é conhecido como gari, é considerado uma parte vital de toda a experiência do sushi. Na verdade, é um limpador de paladar, destinado a redefinir o seu paladar após cada mordida de sushi, para que a próxima peça possa ser mais apreciada. Este é um resultado da natureza ácida do gengibre, que atua como um antídoto para o sabor dos frutos do mar. Use-o adequadamente para melhorar a sua refeição.

 

  • Aprenda a lidar com o wasabi

Este irmão de rábano e mostarda é uma parte forte da culinária japonesa e uma inclusão vital no sushi. Não só adiciona uma dose de fogo ao seu peixe, mas também tem alguns benefícios para a saúde. Como seria de esperar, há algumas regras de etiqueta quando se trata de como usá-lo. A maior regra é que nunca deve misturá-lo com molho de soja, pois isso estraga o sabor de ambos.

Para quem não aguenta com o “calor” do wasabi, beba um gole de água ou refrigerante depois de comê-lo.

 

  • Lembre-se: não é tudo saudável

Nos últimos anos, o sushi conquistou uma certa reputação como alimento supremamente saudável. E por que não deveria? O peixe faz bem. Contudo, o sushi pode significar muitas coisas. Alguns delas são saudáveis e outras nem por isso.

O sushi com peixe fresco, por exemplo, é uma vantagem e se houver legumes envolvidos, ainda mais. Mas, exagerar com os molhos já não é tão bom. E também não é bom o que for frito portanto, mantenha-se longe da tempura se quiser comer saudável.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *