Rituais matinais para ser mais produtivo

Rituais matinais para ser mais produtivo!

Nem sempre é fácil cumprirmos todas as tarefas que eram supostas durante o dia!
Passamos o dia numa luta contra o tempo, por vezes a desorganização é quem
manda, e quando demos por nós o dia já passou e não fizemos nem 
metade daquilo a que nos propusemos!

Pediram-me para falar sobre isto, tendo-me como exemplo, mas eu também me
perco imensas vezes, acreditem, no entanto, existem realmente alguns truques que quando os levo a sério fazem toda a diferença!
Estes rituais são para quem trabalha a partir de casa ou por conta própria, no entanto, alguns deles podem perfeitamente adaptar para algumas profissões por conta de outrem.

Ora então vamos lá, não vou começar pela boa noite de sono porque essa faz parte do dia anterior, mas no seguimento da mesma, o primeiro ritual será:

  1. Colocar o despertador a uma hora precisa e respeitá-la!
    Há quem seja mais produtivo de noite (o meu caso), mas efetivamente acordar a uma hora certa ajuda imenso a definir como será o resto do dia!
  2. Apontar as nossas intenções diárias
    Escrevam tudo quanto pretendem fazer naquele dia! Eu habitualmente faço isto na noite anterior, mas o importante é que realmente isto seja feito! Ter uma lista de objetivos vai marcar totalmente a diferença na vossa produtividade, porque há foco, sabem exatamente o que é preciso fazer!
  3. Dedique uma hora a si mesmo
    É demasiado importante que isto exista! Eu se não o fizesse ficaria completamente frustrada! No meu caso, faço exercício físico, vou ao ginásio ou corro logo pela manhã! Mas podem ler um livro, meditar, ver um programa de televisão, cozinhar, etc, qualquer coisa que vos faça recarregar baterias ou que sintam como um género de uma terapia. Depois disto, vão ter gás para dar tudo no trabalho, não tenham dúvidas!
  4. Alimentação adequada
    Passar horas sem comer nada ou com uma alimentação péssima porque estão concentrados no trabalho é um erro gigante! Se têm dificuldade em preparar na hora e acham que vos atrapalhará, recorram à pré-preparação de refeições! Estar bem alimentado é o combustível para a produtividade! Aproveito para falar do meu colagénio que ajudará imenso em tudo e faz parte da minha rotina matinal diariamente!
  5. Usar o tempo em movimento a nosso favor
    Com a evolução tecnológica é possível fazer tudo enquanto estamos em movimento! Sugiro que façam em casa tudo o que só conseguem fazer ali, e enquanto estão na rua, nos transportes públicos ou a conduzir adiantem outros assuntos! Por exemplo, com a tecnologia Bluetooth nos carros, eu nunca resolvo questões telefónicas na hora de escrever um artigo ou responder email, guardo sempre isso para quando estou no carro! Sim, por vezes preferia ir a ouvir música, mas sei que ganho imenso tempo com isto!
  6. Criar hábitos repetidos que associamos à concentração
    Escolham um! O meu é o chá sempre na secretária! É um ritual, se não o tiver parece que falta qualquer coisa, o meu chá e as canecas dos sítios que já visitei pelo mundo fora, inspiram-me!
Se tiverem mais algum truque que vos deixa mais produtivos, usem-nos! Vale tudo quando a questão é atingir objetivos! 

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *