Queimadura – Saiba tudo aqui

A queimadura é uma lesão na pele provocada por: agentes químicos, agentes térmicos (calor ou frio), agentes elétricos ou radiação ultravioleta (UV).

Dependendo da profundidade, a queimadura pode-se classificar como:
  • Queimadura de 1º grau

Este tipo de queimaduras compromete apenas a epiderme, apresentando eritema e dor ligeira. Pode também causar inchaço, secura e vermelhidão. Um exemplo deste tipo de queimadura é a solar.

  • 2º grau superficial

Aqui a lesão atinge a epiderme e a parte superficial da derme. A lesão é muito dolorosa, causando vermelhidão, humidade e bolhas.

  • 2º grau profunda

Este tipo de lesão afeta a epiderme e parte mais profunda da derme. A lesão será vermelha, com aspeto húmido e pouco dolorosa. Sim, isso mesmo. É pouco dolorosa pois houve destruição das terminações nervosas.

  • 3º grau

As queimaduras de 3º grau afetam a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo. São indolores porque destruíram o tecido.
No entanto, também há quem diga que esta queimadura dá dores horríveis porque antes passou pelos vários graus, aqui só quem passou por isto poderá realmente testemunhar.

Destes graus todos, os de 2º grau profundo e 3º grau, como também queimaduras causados por produtos químicos e elétricos, devem recorrer a um médico de imediato.

Para o tratamento das queimaduras de 1º grau e 2º grau superficial, podem seguir as indicações na tabela seguinte:

 

É importante que a pessoa lesada beba muitos líquidos, de preferência água. Não se deve aplicar água gelada nem gelo pois desfavorecem o processo de cicatrização.

Para mais informações sobre este tema, falem com o vosso médico e/ou farmacêutico.

Espreitem agora este artigo de mega poupança.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *