Promoções incentivam a gastar mais?



Muitas pessoas me perguntam se isto de ver tantos folhetos e ter tantos vales não incentiva a gastarmos ainda mais! 

Defendem que mais vale estar na ignorância e assim só vão às compras quando realmente é necessário! É um ponto de vista e respeito, é verdade que assim não há corridas não planeadas ao supermercado! Mas bem controlada, a coisa começa a compor-se!

O problema de irmos às compras só quando realmente precisamos, é que provavelmente não encontraremos alguns dos produtos necessários em promoção nessa altura, enquanto que se soubermos exactamente o que nos falta em casa (e não sendo coisas urgente, e armazenáveis) podemos ir fazendo compras a pouco e pouco, comprar os produtos em falta quando estão em promoção e assim ficamos com um stock jeitoso, permitindo, com o passar do tempo, uma despensa composta, recheada, barata e dentro da validade.

Toda a questão aqui é em volta do saber distinguir entre uma boa promoção  (atenção aqui comparar sempre preços e ter a certeza que não há inflações) aproveitando-a porque realmente mais tarde ou mais cedo vamos utilizar aquele produto, ou ir a correr comprar só porque está em promoção ou porque se tem um vale! É importante ter a certeza que é um artigo necessário e que realmente o vamos utilizar.

Regra nº 1 em relação aos vales: O facto de termos um vale não nos obriga a ir comprar aquele produto só para o aproveitar, muito menos se o produto em outras marcas (até brancas) ficar mais barato (e que saibam que tem qualidade como é óbvio)! 

O que aconselho a fazer com os vales é ver a validade, e guardá-los para poder acumular depois com uma promoção (imaginemos promoção 50%  + utilização de vale)! Seguindo esta máxima o mais provável é que em certas situações consiga produtos com descontos a partir dos 75% até ao custo zero e por vezes ainda ficar com crédito para descontar noutros produtos. Este é um ponto!

Depois há que saber diferenciar aquilo que necessito, daquilo que é atrativo só porque está mais em conta num folheto que acabei de analisar!

Tudo é uma questão de auto-controlo, um produto pode estar mais barato, mas se não preciso do mesmo no momento não faz sentido ir comprá-lo. Acontece-me imensas vezes, todas as semanas há detergentes de roupa com preços apetecíveis, mas eu tenho 4 embalagens por abrir e que ficaram quase com 75% de desconto, é verdade que o detergente não se estraga, mas neste momento não há necessidade de investir nisso.

Depois há ainda a situação em que não preciso, do produto naquele exato momento, mas o mesmo ficará a um custo reduzido (falo em cêntimos ou custo zero) e é um produto com longa validade (enlatados, champôs, detergentes, por exemplo), aí há que aproveitar e comprar!

O não à publicidade na nossa caixa de correio é também um erro para quem está a iniciar-se nas poupanças! Enchem-nos a caixa, é uma verdade, mas podemos estudar com calma todos os folhetos, sem necessidade de nos deslocarmos até às lojas físicas (poupando de imediato no combustível) e fazer comparações de preços fulcrais para a poupança semanal/mensal, decidindo qual o supermercado ideal para fazer as compras. Atenção que se os supermercados em questão ficam longe uns dos outros, repare se as diferenças entre alguns preços são de cêntimos, pois por vezes poderá não compensar andar a saltitar de loja em loja gastando combustível para poupar cêntimos em certos produtos, tem que valer mesmo a pena essa deslocação, os pormenores contam, e este é um deles!

Concluindo, gastamos mais dinheiro recorrendo a promoções e vales? Nunca, se soubermos estabelecer prioridades, talvez numa fase inicial de armazenamento, em que, por exemplo, aproveito uma boa promoção para comprar 3 embalagens de champô (algo que não estaria previsto) no entanto, poupei 50% (ou mais), e isto permitir-me-á ficar uns quantos meses sem comprar champô a preços habituais! Depois é fazer o mesmo com diversos produtos sempre que estes estão em promoção ou em que se pode acumular um vale!

Posto isto, boas poupanças!

 

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *