Manuais Escolares – Inscrição e Datas

Manuais Escolares – Inscrição e Datas

Tal como aconteceu no ano letivo passado, este ano os manuais escolares serão gratuitos para todos os alunos até ao 12º ano.

Há, no entanto, regras para adquirir os livros.
Saiba então como proceder para obter o que precisa:

O que é preciso fazer para ter acesso aos vouchers?

A partir de hoje, 24 de Julho, os encarregados de educação dos alunos têm de se inscrever na plataforma MEGA – www.manuaisescolares.pt ou na aplicação para plataformas móveis, ‘Edu Rede Escolar’ (android ou iOS) –  que gere todo este processo.
Para isso têm de apresentar o seu número de identidade e também o número de identificação fiscal (NIF).

Este NIF tem então de ser validado, através de login, no Portal das Finanças, para garantir que corresponde ao do encarregado de educação.
Portanto este registo é gratuito.

Se não conseguir ver os nomes do seus educandos, verifique junto da escola se as listas das turmas já saíram. Outra razão poderá ser que não está registado como encarregado de educação e/ou o seu NIF está errado. Verifique estes dados todos com a escola.

Quem já efetuo o registo em anos anteriores, basta inserir os mesmos dados para entrar. Se não se recordar da mesma, a partir do dia 3 de agosto, poderá clicar no espaço “Recuperação da palavra-passe (password)”. Ser-lhe-á enviada uma nova palavra-passe. 

Quem não tiver acesso à Internet, deve então dirigir-se à escola onde está matriculado o seu filho e solicitar os vouchers em papel.

A única coisa que terão de comprar são os cadernos de atividades, que não estão incluídos, e podem fazer isso tudo AQUI

E então como trocar o voucher e poupar?

Devido à decisão do Parlamento em suspender a devolução dos manuais no ano letivo 2019/2020, excecionalmente, este ano letivo, os manuais escolares gratuitos serão novos para todos os alunos. Desta forma, os vouchers podem ser levantados /encomendados numa  livraria aderente.

Quando serão emitidos os vouchers?

A partir do dia 3 de Agosto, para os alunos dos seguintes anos de escolaridade já terão os vouchers disponíveis:

1.º ciclo: 2.º, 3.º e 4.º anos
2.º ciclo: 6.º ano
3.º ciclo: 8.º e 9.º anos
Secundário: 11.º e 12.º anos

Os vouchers relativos aos manuais dos anos de início de ciclo (1.º, 5.º, 7.º e 10.º) ficarão disponíveis a partir de 13 de Agosto.

 

 

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *