A Fitoterapia consiste na utilização de plantas ou medicamentos à base de plantas para tratar e/ou prevenir de forma natural múltiplos problemas que afetam o corpo humano.
Contudo, e apesar da Fitoterapia ser algo natural, o uso de plantas medicinais não é isento de risco. Uma planta pode ter, para além do princípio ativo terapêutico, outras substâncias tóxicas.
É importante também referir que muitos dos medicamentos utilizados hoje em dia são derivados de plantas.
Alguns exemplos disto são: morfina e codeína, são extraídos do ópio que é a seiva das papoilas brancas.
A aspirina deriva do salgueiro-branco. A beladona transforma-se em atropina (muito utilizado na medicina para combater arritmias e para o Mal de Parkinson), entre muitos outros.
Deste modo, lembrem-se que o uso abusivo, e não controlado, da fitoterapia pode causar outros problemas de saúde mais graves. Vejam ESTE artigo sobre interações medicamentosas.
Outro facto a ter em conta é que a fitoterapia não é a mesma coisa que homeopatia.
O fator que mais distingue um do outro é que a fitoterapia só utiliza plantas, enquanto a homeopatia utiliza elementos de origem mineral ou animal.
Dentro da fitoterapia, hoje vou-vos falar sobre o que pode ajudar com o excesso de peso e a obesidade.
Atualmente está muito em voga o Sobba que se apresenta como uma fonte de saúde graças ao trigo mourisco!
100% natural, vegan e sem cafeína, este trigo é um super alimento pois tem elevado conteúdo mineral e antioxidante, e promove a perda de apetite e a perda de peso!
Podem comprar AQUI e se usarem o código JANINE têm 5% de desconto.
Aqui fica uma lista, por ordem alfabética, para uma consulta melhor:
- Barriga lisa – Carvão Vegetal
- Desejos por doces – Garcinia Cambogia (uso esta)
- Dieta Detox – Chá Verde e Alcachofra
- Celulite – Ananás, Papaia, Rainha dos Prados
- Eliminação de líquidos – Orthosiphon e Rainha dos Prados
- Estabilização do peso – Garcinia Cambogia
- Excessos alimentares – Alcachofra
- Excesso de peso com celulite – Chá verde, Guaraná, Laranja Amarga, Ananás, Papaia
- Excesso de peso com obstipação – Chá Verde, Orthosiphon e Psílio
- Excesso de peso com problemas de circulação – Chá Verde, Orthosiphon e Videira
- Ganho de peso recente – Laranja amarga e Orthosiphon
- Inibidores de apetite – Konjac e Psílio
- Queima gorduras – Chá Verde, Guaraná e Laranja Amarga
- Retenção de líquidos – Orthosiphon
Podem encontrar estas substâncias em embalagens individuais (como, por exemplo, Solgar e Arkocápsulas) ou combinadas (como, por exemplo, nos suplementos para emagrecer da Depuralina, entre outros). Sabendo para que serve cada planta, é-vos mais fácil saber quais os produtos combinados que vos melhor encaixa.
A toma de produtos de fitoterapia/suplementos não tem um resultado de imediato. Por norma, apenas após 2 ou 3 meses é que se começam a notar resultados.
Notas importantes: Se tomar o Carvão vegetal e estiver a tomar outros medicamentos, terá que espacear a toma do mesmo. Quem estiver a amamentar ou sofre de obstrução do ducto biliar não deve tomar Alcachofra. Devem aconselhar-se sempre com o vosso médico e/ou farmacêutico antes de começar a toma de qualquer um destes produtos, principalmente se tiver outros pequenos problemas de saúde e/ou se toma medicação.