Colesterol? Acabe com isso! Poupar na saúde

Colesterol, também popularmente chamado “gordura no sangue “, é uma substância gordurosa e esbranquiçada que em parte é produzida pelo fígado – 70%  e outra parte adquirida através da alimentação- 30%.
Podemos controlá-lo e para isso pode aproveitar o desconto exclusivo 10% em todos os produtos Prozis, usando o código POUPADINHA.
Mas antes vamos saber um pouco mais sobre este assunto.

O colesterol não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais, em pequenas quantidades, é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.

Sendo uma gordura não se mistura com líquidos, pelo que é insolúvel no sangue, por essa razão precisa de certas proteínas para ser transportado no nosso organismo e cumprir as suas funções.

A associação entre proteínas e colesterol dá origem às chamadas lipoproteínas, que viajam por todo o organismo, através da corrente sanguínea

As lipoproteínas – ou apenas colesterol – assumem algumas formas, sendo divididas em “bom colesterol” (HDL – high density, ou alta densidade) e “mau colesterol” (LDL – low density ou baixa densidade). O bom colesterol (HDL) retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo. Já o mau colesterol (LDL) faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Por essa razão, traz diversos malefícios, nomeadamente o aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares. O total da soma de todos os tipos de colesterol chama-se “Colesterol Total”.

Muitos factores podem contribuir para o aumento do colesterol, como por exemplo:

  • Tendências genéticas ou hereditárias,
  • Obesidade e actividade física reduzida.

No entanto, um dos factores mais comuns é a dieta.

 

SINTOMAS

O colesterol elevado não apresenta sintomas físicos, por isso, quem tem aterosclerose e obesidade, possui história de morte na família por infarto, é sedentário e/ou alimenta-se com ingestão exagerada de gorduras tem mais probabilidades de ter colesterol elevado.

O que é a Aterosclerose ?

É o endurecimento das paredes dos vasos causado pela deposição de gordura e colesterol. Existe uma predisposição genética que, combinada com o fumo, o stress, a vida sedentária e a pressão arterial elevada, pode levar à doença. Na aterosclerose as placas de gordura diminuem o diâmetro dos vasos sanguíneos e podem levar à obstrução total

Valores de Colesterol

  • Segundo as guidelines da Fundação Portuguesa de Cardiologia o Colesterol Total deve, por principio, estar abaixo dose 190 mg/dl.
  •  O LDL deve inferior a 115 mg/dl e o
  • HDL deve ser superior a 40 mg/dl.
  • Os Triglicéridos não devem ter valores superiores a 150 mg/dl.

São condições de alto risco para colesterol elevado:

  • Doença coronária, cerebrovascular ou obstrutiva
  • Aterosclerose significativa, documentada.
  • Diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.
  • Doença renal crónica.
  • Hipercolesterolemia familiar (HF).

PREVENÇÃO

Além de uma alimentação equilibrada, há outras maneiras de evitar o aumento do colesterol e, até mesmo, diminuí-lo:
  • Fazer exercícios físicos:
  • Não fumar:
  • Evitar o stress:
  • Fazer dieta
    • a actividade física pode ajudar a emagrecer e a diminuir a tensão arterial. Controlando o peso, fazendo exercício ou praticando desporto pode diminuir o risco de infarto e os níveis de colesterol elevados
    • o cigarro é um factor de risco elevado da para Doença Coronária. Aliado ao colesterol, o fumo multiplica os riscos cardiovasculares
    • uma vida menos stressadas também diminui o risco de infarto e a redução do colesterol.
    •  seja rigoroso no controle da alimentação, ingerindo baixos níveis de gordura e de colesterol:
As pessoas que tem diabetes devem ainda mais estar atentas ao seu colesterol, e aos cuidados com a sua alimentação, pois estas apresentam riscos de manifestações da aterosclerose de três a quatro vezes maior que as pessoas não-diabéticas.

TRATAMENTO

Existem diversos medicamentos para o controlar, desde fármacos sintéticos, produtos naturais a produtos nutraceuticos, mas para tal devem sempre aconselhar-se com um médico.

No entanto, adianto alguns suplementos que poderão ajudar:

LEVEDURA DE ARROZ VERMELHO muito rica em fito esteróis, ácidos gordos e monacolina K, um composto altamente eficaz em inibir a síntese de colesterol, sendo também muito eficaz na redução dos triglicéridos.

COENZIMA Q 10 , que  revelou em vários estudos um aumento dos níveis de HDL e de vitamina E e uma diminuição significativa da pressão arterial quer sistólica quer diabólica

OMEGA 3  que favorece a diminuição do colesterol e triglicéridos no sangue

CRÓMIO que contribui para a manutenção de níveis normais de glicose no sangue e é vital para a síntese de colesterol.

À venda em farmácias e algumas diatéticas ou na loja online Prozis, onde usando o código POUPADINHA terão 10%  de desconto em todos os produtos, só para os poupadinhos, aproveitem AQUI!    

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *