A importância de stockar



A importância e vantagens de uma tendência que veio para ficar.

Como acabei de falar disto no meu Instagram e está a suscitar muitas questões, escrito fica gravado para próximas vezes.

Sigam-me também no Instagram AQUI vão adorar ver todas as dicas em mini-vídeos!

 Stockar, bloggar, scannear, tudo estrangeirismos que fomos adaptando e hoje em dia fazem parte do nosso vocabulário, simplesmente porque é mais fácil dizer “stockar” do que dizer “vou fazer um stock porreiro”, é mais fácil dizer “estou a bloggar” do que dizer “estou só aqui a escrever um artigo no meu blog” e por aí fora…

Desta vez venho falar da importância de stockar (criar em casa quantidades suficientes de determinados artigos, quando estes estão com bons preços (ou grátis), evitando assim gastar valores astronómicos e as idas e vindas ao supermercado porque nos falta um único artigo)!

A razão que me leva a falar disto é muito simples, é o meu querido mês de Agosto, no entanto não podia deixar de explicar e desde já transcrevo um parágrafo, que vos será familiar de outro artigo, como é que percebi a importância disto “A verdade é que comecei com esta mania de aproveitar promoções, porque há alguns anos atrás terminou o gel duche lá em casa, tive que ir de propósito comprar só esse artigo, e como tinha visto um frasco daqueles Palmolive de 500 ml com 50% fui logo ao Continente buscar! Quando lá cheguei já não havia nada em promoção (na altura as coisas não eram como agora), e muito contrariada acabei por trazer um de marca branca e que me deixou bastante insatisfeita! Pois foi a partir daí que pensei que quando encontrasse algo em promoção se o preço estivesse em conta era para comprar logo 1 ou 2 embalagens e evitar estas duas situações, ser apanhada desprevenida por ter terminado algo necessário e ter que me deslocar ao supermercado só para comprar o belo do gel de banho! E assim o fiz! Desde aí tornei-me nesta pessoa, poupadinha e com vales, e que gosta muito de ter os seus stock sempre actualizados, com qualidade, mas em conta! Nos entretantos, as coisas estão diferentes, todas as semanas há promoções, vales são bastantes, e campanhas atrás de campanhas é coisa que não falta!”  Perceberam a ideia? Com bom stock podemos poupar de várias maneiras! No entanto, há que saber ponderar e reconhecer o que realmente é uma excelente promoção e aquilo que não passa de uma promoção que acaba por acontecer todas as semanas e para isso podem ler este artigo (que é um dos mais lidos de sempre no blog) para não caírem em tentação!

 

Agora o ponto que me levou a chegar até este artigo, que é stockar e assim deixar de perder quilos de paciência! É verdade, este mês que passou, foi um mês que me levou ao supermercado somente 4 vezes (o pão comprei na padeira aqui da rua, é maravilhoso e evita-se confusões)! O mês de Agosto é um mês que eu adoro, mas o certo é que cá nos Algarves não estamos habituados a filas de trânsito, de supermercado, restaurantes, etc…ele há quem se aventure, e depois há os eles que não deixam de fazer as suas vidinhas mas antes planearam tudo muito bem, de forma a passar o maravilhoso mês de Agosto como se fosse qualquer um do resto do ano! Eu entro neste grupo 🙂 Podia dar-vos o exemplo de evitar ir a restaurantes nessa altura porque sei que é complicado e honestamente das poucas vezes que vou a um é para passar bons momentos e não para stressar (outro estrangeirismo, mas este tão antigo que já o entendemos como nosso), podia dar o exemplo de não ir a festivais de Verão porque não gosto da confusão, mas do que quero mesmo dar exemplos é das poucas idas ao supermercado e consequentemente o evitar de filas de trânsito, perdas de tempo exageradas (tempo é dinheiro e qualidade de vida), e todos os danos colaterais que uma ida ao supermercado em Agosto pode comportar!

O facto de ter optado por stockar bens essenciais que permitem a congelação é um factor importante, carnes e peixes duram algum tempo usando esta técnica, portanto é uma delas, alguma carne a 100%, outra a 75% e até bacalhau a com 97% de desconto, fizeram as delícias do mês de Agosto, sem ter que propositadamente ir todos os dias ao Hiper!

O truque também pode passar por, perto da ocasião, encher o frigorífico com frescos que durarão entre uma semana a 15 dias (queijo, fiambre, iogurtes, alguns legumes, manteigas, ovos, etc), e assim deixa de ser necessário o regresso antecipado ao supermercado. No fundo é investir naquilo que é deveras essencial e sabem que no vosso dia-a-dia consomem muito!

Em relação a produtos de higiene ou limpeza penso que nem precisamos falar, estes são daqueles que havendo possibilidade de boas promoções, como há imensas vezes, é só stockar, as validades são gigantes, e em pleno mês de Agosto não faz sentido enfrentar uma fila durante 15 minutos para comprar uma embalagem de champô ou pasta dentífrica!

Estas dicas servem também para qualquer altura que saibam com antecedência que não poderão ir ao Supermercado, ou que só o poderão fazer em determinado dia! Uma das vezes que fui às compras o mês passado foi exactamente para stockar porque supostamente ía ser operada e ficar 15 dias de repouso absoluto (depois a cirurgia não aconteceu por motivos de greve)!

Resumindo, não só em alturas específicas devemos stockar, o stockar deve acontecer sempre que possível, pois permite uma gestão de orçamento e de tempo espectacular, e julgo que estas são as principais vantagens! É excelente também, surgir qualquer apetite, seja de um bolo, de uma refeição, de um petisco e não termos que sair de casa para ir comprar nada porque temos lá tudo! Numa fase inicial o stock pode parecer um investimento demasiado elevado, mas com o tempo vão perceber que vale muito a pena! E os poupadinhos que o digam, não é verdade?

Boas poupanças!

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *