SEIS DICAS PARA POUPAR NO NATAL



Já lhe explicamos como podemos organizar a ceia de Natal, mas falta explorar como podemos poupar numa das refeições mais dispendiosas do ano

DEFINA UM ORÇAMENTO

Estabeleça um limite naquilo que pode gastar em comida. E não ultrapasse essa linha. Se não quer gastar mais de €100, contanto entradas, refeição e sobremesas, então compre tendo esse orçamento como limite.

COMPARE PREÇOS

Seja o que for que comprem para a vossa ceia de Natal, não deixem de comparar os preços entre supermercados. Já lhe demonstramos várias vezes que, mediante a campanha promocional de cada supermercado, os produtos podem oscilar bastante de preço. Veja os folhetos semanais, compare preços e faça a sua lista de compras.

PARTILHE TAREFAS

Se, normalmente, neste dia são mais pessoas que o habitual à mesa de jantar, porque não dividir tarefas? Faça um calendário e cada pessoa/família fica encarregue de algo – os tios levam a sobremesa, os primos as entradas, os avós outra sobremesa, os irmãos levam as bebidas.  Não sinta que, por ser o anfitrião, tem de oferecer todo o banquete natalício.

PROGRAME O MENU 

É a melhor forma de evitar o desperdício e, consequentemente, de poupar dinheiro. Não vale a pena encher a mesa até ao teto se depois sobra imensa comida e acaba muito no lixo. Nem todos os membros da família têm todos os gostos por isso promova uma votação. Encontre um ponto em comum nas preferências de todos os participantes e decida as quantidades e os pratos a confecionar sem exageros.

FAÇA LISTA DE COMPRAS E VERIFIQUE A DESPENSA ANTES

É normal que, para poupar, se faça uma lista de compras. Afinal, isso ajuda-a a cingir-se apenas aos produtos escritos na lista e não divagar nas prateleiras do supermercado.
Mas antes de sair de casa, faça sempre uma visita rápida à despensa: verifique se não terá alguns alimentos que iria compras.  Desta forma, evita do desperdício e não compra em duplicado.

COMPRE COM ANTECEDÊNCIA

Comprem com antecedência todos os ingredientes que forem possíveis e sempre que os encontrarem em promoção.
Frutos secos, bacalhau, azeite são alguns dos alimentos que encontram facilmente com boas promoções nas semanas anteriores ao Natal. 
Faça um pequeno stock para depois não ter de comprar na última da hora e sem qualquer promoção.

Descubra ainda o que deve deixar preparado para ter um Natal descansado.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *