Sugestão – Bolo de aniversário Caseiro

Mais uma sugestão para um bolo de aniversário caseiro maravilhoso!

Já tinha dado uma sugestão de um bolo de aniversário caseiro, giro que se farta AQUI, mas este ano o miúdo já fez 5 aninhos e as festas já deixaram de ser para pais e muito mais para as crianças, eles agora já vibram com isto, já têm gostos, já comem bolo de aniversário, e até já olham para os pormenores destes, por isso resolvi ir mais além e pus a imaginação a funcionar! Quando publiquei só a foto, todos os poupadinhos ficaram encantados e pediram-me a receita e portanto, conforme o prometido, cá estou eu para partilhar convosco, esta delícia giríssima!

Vamos então começar, que isto vai por fases! Interessa referir que são dois bolos e não apenas um! A forma é com o diâmetro mais pequeno que o habitual e um bocadinho mais alta (comprei duas no DeBorla)!

Então vamos lá, primeiro fiz um bolo de laranja o qual foi cozido em duas formas (dá para pôr no forno ao mesmo tempo) porque utilizei corante azul em metade da massa (se não utilizarem corante podem cozer o bolo inteiro na mesma forma, mas com corante fica muito mais giro), e aqui ficamos logo com duas camadas para montar o bolo! Depois fiz o bolo de chocolate, este foi cozido inteiro na mesma forma e depois cortado ao meio, e assim ficamos com as 4 camadas, vamos começar a montar o nosso bolo! O recheio e cobertura são as coisas mais simples do mundo, usei meia lata de leite condensado e um frasco de Nutella marca branca! Muito resumidamente, depois de “aparadas” as camadas, porque podem sair com altos do forno, fiz assim:

– 1º uma camada de bolo de chocolate, por cima barrar com leite condensado
– 2º uma camada de bolo de laranja (usei a camada sem corante), por cima barrar com Nutella
– 3º uma camada de bolo de laranja ( agora com corante), por cima barrar com leite condensado
– 4º uma camada de bolo de chocolate.
– 5º verificar se está tudo alinhado e começar a colocar a cobertura, que será o restante do frasco de Nutella. Barram em volta, e em cima.
– 6º Enfeitam a gosto, smarties, maltesers, gomas, purpurinas, estrelas comestíveis, fruta, aquilo que quiserem, aqui quem manda é a imaginação, eu optei por smarties e de lado aqueles enfeites açucarados.
– 7º se desejarem um bolo com um tema, depois podem fazer o que eu fiz!

O miúdo escolheu os bonecos que queria, imprimi, plastifiquei, colei-os num palito e espetei no bolo, como podem ver na foto abaixo.
Poupadinhos, o bolo foi um sucesso, nunca vi nada igual!

Assim que abri o bolo os miúdos e educadoras ficaram encantados, as crianças, vinham com o guardanapo pedir bolo, nem deixavam que os bolo chegasse até eles! Repetiram, perguntaram imensas vezes qual era o sabor do bolo azul, e muito principalmente dizia-se “que delícia” e estava mesmo fantástico!

O bolo de laranja corta o sabor do bolo de chocolate e faz a junção perfeita!
Fiz tudo na Bimby, mas fazendo da forma tradicional é igual a qualquer bolo batido na batedeira, sigam só os ingredientes, aqui para o resultado final vai contar é a montagem e enfeites, bater os bolos é o menor dos vossos problemas! Espero que gostem!

BOLO DE CHOCOLATE:
Ingredientes:
-200g açúcar
-6 ovos
-150g manteiga
-250g chocolate p/ culinária partido em pedaços
-100g farinha

Preparação
1. Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese o açúcar e reserve.

2. Insira a borboleta. Coloque no copo as claras e bata 6 min/vel 3 e nos 20 seg finais, adicione pelo bocal da tampa 3 c. sopa do açúcar reservado. Retire para uma taça e reserve.

3. Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte uma forma de aro removível com manteiga e reserve.

4. Retire a borboleta. Coloque no copo o restante açúcar reservado, as gemas e a manteiga e programe 5 min/70°C/vel 4.

5.Adicione o chocolate, espere que funda e misture 20 seg/vel 5.

6. Adicione a farinha e misture 10 seg/vel 5, ajudando com a espátula.

7. Insira a borboleta, adicione as claras reservadas e envolva uns segundos na vel 2,5 . Deite numa forma de abrir previamente untada e leve ao forno cerca de 10 minutos.

BOLO DE LARANJA
Ingredientes:
-1 laranja inteira (com casca)
-Sumo de 1 laranja
-200 de açúcar
-100g de óleo (podem colocar um iogurte natural como opção)
-4 ovos
-300g de farinha
-1 colher de chá de fermento

Preparação
Colocar no copo uma laranja inteira (com casca e tudo) junto com sumo de uma laranja e programar 15 seg/ Vel 9.
De seguida juntar todos os ingredientes (excepto farinha e fermento)
e 2 Min/37º/Vel 4.
Por fim juntar a farinha e o fermento, e programar 15 seg/Vel 3! Vai ao forno a 180º durante 15 minutos ou até estar cozido. Depois de desenformado com o sumo de uma laranja que sobrou regam o bolo e ficará húmido (esta parte é opcional mas eu acho que vale a pena)
Depois é só colocar o recheio e cobertura e decorar a gosto! Fica um bolo grande! Espero que gostem!
Vejam também dicas de como poupar na organização de uma festa de aniversário, podem ver AQUI!

SAM 4107

 

Relacionados

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *