MAIS ração ou MELHOR ração?

O que define uma ração barata? Um baixo preço por quilo ou aquela que, olhando à composição, é um pouco mais cara mas que rende muito mais (em dose diária recomendada)?

O que vão ler a seguir é baseado na experiência com cães, mas o texto servirá – na quase totalidade – para gatos.

Já compararam rações? Já pesquisaram nas centenas de sites que existem (e que mesmo estando sediados no estrangeiro, enviam para Portugal, a preço que compensa)? Já perceberam, por exemplo, que usando uma ração barata podem ter de dar mais quantidade (o que vai obrigar a comprar mais vezes)?

Pois é. Escolher ração com boa qualidade/preço parece, à partida, uma odisseia. Mas não é. Basta que aprendam a identificar as boas para poderem descartar as más (e sim, também há más rações CARAS).

Uma extraordinária ração para um dos meus cães, pode ser a pior ração para o outro.

Na leitura do rótulo, privilegie os INGREDIENTES em vez da “composição” (bons ingredientes darão sempre uma excelente análise química). Uma BOA RAÇÃO é aquela que tem, como primeiro ingrediente CARNE, PEIXE OU OVO. Por norma, só a encontramos já nos produtos Premium, Super Premium ou de dieta veterinária, mas vale sempre a pena pesquisar (se eles aparecerem em 3º, já não é mau). CUIDADO com algumas rações caras. Também podem apanhar susto, com a lista de produtos usados.

Um dos ingredientes que vos deve logo fazer abandonar a escolha de uma ração é a referência a “Sub-produtos animais” (que se refere, muitas vezes a carcaças de animais mortos – apanhados em qualquer lado – penas, bicos, etc). O milho e a soja também devem ser motivo para procurar outra ração.

Rações COLORIDAS, NUNCA. São corantes. Não são cenouras ou verduras.

Uma das dicas para escolher a ração, prende-se com o valor referência de dose diária. Quanto menor quantidade estiver referida, melhor é a ração (porque sacia mais, com menos).

As rações devem acompanhar o crescimento do animal. Ou seja, se o animal ainda é pequeno, o tipo de ração e a quantidade devem ser adaptadas à sua idade. À medida que vai crescendo, deve ter-se ainda atenção ao facto de ser uma raça pequena, média ou grande, uma vez que as composições diferem e vão de encontro às necessidades de cada um. Chegados a sénior é muito importante escolher ração que tenha em atenção a questão articular e dentição.

As rações de dieta veterinária devem ser dadas APENAS quando o médico a sugere. Encare-as como um medicamento (nunca daria um medicamento ao seu animal, excepto se tivesse sido recomendado pelo vet, certo?).

E porque insistimos na ideia de uma boa ração? Porque, investindo numa de melhor qualidade, evita a ida ao médico e problemas que se podem revelar crónicos.

Uma outra poupança fantástica é NUNCA COMPRAR BISCOITOS. Querem dar um mimo ao vosso cão? Comprem peitos de frango, peru (estão quase todas as semanas em promoção, no PD), pato, coelho ou peixe branco. Cozam apenas em água e reservem em pequenos tupperwares e congelem. Garanto-vos que vão gostar muito mais do peito de frango cozido, do que dos biscoitos. Também gostam de cenoura crua, maçã (cuidado com as sementes e com a quantidade), etc. Perguntem aos vets o que podem dar ao vosso animal (tal como referi acima, o que é bom para o meu, pode ser prejudicial para outro).

Não misturem arroz, massa e /ou batata na ração. Eles não precisam disso (desde que estejam a comer ração seca. Se optar por uma ração totalmente cozinhada em casa, poderá usá-los em doses pequenas). Estes ingredientes estão muito associados a alergias, obstipação e obesidade (que acaba por afectar o coração).

As rações húmidas são de evitar mas, no caso de dar, a escolha parte do mesmo princípio: lista de ingredientes e dose diária recomendada. Lembrem-se que sacia menos e podem promover um funcionamento irregular do intestino. Guardem-nas para dias de muito calor e para quando eles estiverem obstipados.

Caso costumem comprar rações da Royal Canin, registem-se na página deles e solicitem o cartão onde vão poder agrafar provas de compra e, depois, trocar por um vale que vos dará um saco de ração gratuito.

A terminar (e antes de deixar alguns links de lojas que vendem ração online), deixo apenas mais uma recomendação: dividam a dose diária recomendada, por várias refeições ao dia. Caso não consigam estar em casa, durante o dia, optem por uma refeição de manhã, uma mais ligeira assim que chegam a casa e outra mais ligeira, antes de se deitarem). Nunca deixem a malga cheia de ração. Eles não morrem de fome até vocês chegarem a casa.

Há imensas lojas online de confiança e, muitas delas, não cobram portes acima de 20€. SEMPRE que precisarem de fazer encomenda, passem os olhos pelas vossas preferidas. Andam sempre a alterar o preço e as condições de envio. Também devem ponderar se será ou não mais vantajoso comprar um saco grande (armazenando metade da ração, convenientemente – eu uso a máquina de embalar a vácuo -).

Lojas que já usei e em que correu tudo MUITO bem:

=> https://www.meganimal.pt/pt
(nem sempre têm os melhores preços, mas compensam na rapidez da entrega – de manhã cedo e também ao sábado)

=> https://www.huellacanina.com

(costuma ter os melhores preços em algumas rações, algumas promoções e isenção de portes a partir de 20€. Demoram cerca de 2 dias a entregar)

=> http://www.tiendanimal.pt

(foi a primeira loja onde comprei mas, depois, tornou-se muito cara. Agora voltou aos preços competitivos e tem algumas ofertas que podem valer a pena. Acumulam pontos em cada compra e, se encontrarem mais barato noutro site (penso que para comparação apenas são válidos os sites  sediados em Espanha), eles igualam o preço. O processo é demorado e algo chato, mas… se a diferença for muita, vale bem a pena.

Espero que este texto vos tenha ajudado com a ração dos vossos patudos.
Não pretendo ser detentora de “verdades absolutas”, mas durante 17 anos foi o que usei com as patudas cá de casa, sempre com supervisão dos vets.

Um agradecimento especial à poupadinha C. pela colaboração no blog para este artigo.  Obrigada.

Se gostaram deste artigo, também vão gostar deste.

Relacionados

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *