POUPAR no 2º filho

Dizem que onde comem 2, comem 3! Não é bem assim, mas há coisas que são bem mais certas do que isso! Vejam aqui, como poupar no 2º filho!

Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas optam por ter somente um filho, e a maioria alega que o decidem principalmente porque, se ter um filho implica muitas despesas, imaginem ter dois! Como tal, resolvi escrever este artigo, não só porque estou grávida exatamente do 2º filho planeado, mas também porque, apesar de isto trazer consigo novas despesas, sabendo como o fazer, jamais o 2º filho será um investimento tão grande quanto o primeiro! Eu não diria que existem diferenças entre um filho e outro, o que existe são uma série de coisas que já temos e já sabemos do 1º, logo teremos uma postura diferente nesta nova etapa.

Começo por aconselhar qualquer pessoa a guardar tudo, mesmo que tenham “a certeza” (se é que isso é possível) que não querem ter mais filhos, nunca se sabe quando não mudam de ideias! Vou começar por deixar uma lista de coisas que guardei do meu filho, que vou agora reaproveitar para o irmão (comprem sempre cores neutras no que for possível, caso venham a ter filhos de sexos diferentes):

– Carrinho 3 em 1 (Alcofa, ovo e assento) cor verde

– Berço laranja

– Cama de grades branca

– Colchão

– Espreguiçadeira

– Banheira

– Muda-fraldas

– Jumperoo

– Termo da água

– Cadeira de refeição

– Recipientes para doses de leite ou papa

– Parque

– Esterilizador

– Boiões para sopa

– Cadeira auto

Assim muito por alto, ao deixar de comprar estes artigos essenciais para um recém-nascido, já estou a poupar mais de 1500€, e era exatamente a isto que me referia quando falei que o segundo filho nunca é um investimento tão grande como o primeiro, coisas obrigatórias a comprar numa 1ª gravidez, deixam de o ser numa 2ª.

Depois vamos para a parte da roupa! Tudo o que for interiores é muito fácil de aproveitar, falo de bodies, collants, calças interiores, toalhas de banho, lençóis, mantas, fraldas, meias e babetes! Se tiverem filhos do mesmo sexo poupam ainda mais, de sexos diferentes, já complica, mas ainda se aproveitam interiores e uma peça ou outra exterior.

Por alturas do 2º filho, também sabemos que há peças completamente inúteis no roupeiro dum bebé,  camisas por exemplo é dinheiro mal gasto! 

Não podemos ainda esquecer, que crianças podem (e devem) partilhar! A nossa casa é um T3, mas nem por isso cada um vai ter o seu quarto, por enquanto, e ainda durante largos tempos, os irmãos partilharão quarto e casa de banho, eu partilhei toda a vida com a minha irmã, e somos muito felizes!

Só para terminar, é de referir que muitos brinquedos de bebé, também os guardei, e por isso não conto comprar agora coisinhas como “A quinta da Chicco”, o “Volante”, “Bola Fisher Price”, “Andarilho” etc e tal! E por aí? O que fizeram para poupar no 2º filho? Estas dicas foram úteis? 

 

Relacionados

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *