Manter a casa fresca durante o Verão

Como manter a casa fresca durante o Verão?

O Verão não foi dos mais quentes, mas agora em Setembro não está fácil aguentar o calor!
Sabemos que nestes casos é tentador ligar o ar condicionado.
Mas este não é o único truque para manter o ambiente mais fresco.
Há muitas maneiras de proteger a casa do calor sem aumentar a conta de eletricidade.

Portanto, eis algumas dicas de como manter a casa fresca durante o Verão:

  • Desumidificar

Se mora numa zona húmida, a sua transpiração evapora mais devagar. Vista peças de algodão que não sejam justas ao corpo e outros tecidos naturais. Baixar a humidade irá ajudar a se sentir mais fresco.

  • Reduzir a luz do sol

A luz solar direta que entra em casa pode aumentar a temperatura. Colocar persianas, cortinas ou painéis nas janelas são algumas das maneiras de manter o sol longe.
Manter estas fechadas durante o dia é também algo que reduz o calor, pois, essencialmente está a impedir que a casa se transforme numa pequena estufa.

  • Desligue as luzes quando não estiverem em uso

Lâmpadas produzem calor, especialmente as incandescentes. Se não pode substituir este tipo de lâmpada, o mínimo que pode fazer é minimizar o seu uso.

  • Cuidado com as portas

Se a sala estiver mais fria que a temperatura externa, feche a porta. Isto irá manter a temperatura ambiente mais fria pelo maior tempo possível, mesmo durante a parte mais quente do dia. Fechar zonas da casa menos utilizadas também irá evitar que o ar frio penetre nestas áreas e fluir para as zonas mais utilizadas.

  • Evite cozinhar dentro de casa

Para quem tem a possibilidade de cozinhar/grelhar lá fora em vez da cozinha, aproveite! A cozinha pode criar e reter muito calor quando se está a cozinhar. Para quem não tem esta hipótese, a melhor solução é cozinhar durante as horas mais frescas do dia.

  • Abra as janelas nas duas extremidades da casa

Durante os períodos mais frescos do dia, abra as janelas nas duas extremidades da casa. Deixe o ar mover-se livremente por toda a casa, criando uma ventilação cruzada ou corrente de ar. Este processo ajuda a reduzir a temperatura da sua casa num instante.

  • Desligue os aparelhos eletrónicos

Nesta era da eletrónica, o calor é um subproduto normal. Se tem crianças ou adolescentes a jogar no Playstation ou X-Box o dia todo, talvez seja melhor minimizar o tempo de brincadeira. Desligue alguns cabos. Menos calor será produzido, o que significa um interior mais fresco.

  • Use uma ventoinha em vez de ligar o ar-condicionado

Uma ventoinha pode não ser tão refrescante como o ar-condicionado. Mas, já pensou em colocar um pouco de gelo numa tigela, em frente da ventoinha? Por acaso nunca experimentei, mas tenho uma amiga que o faz e diz que é um ar-condicionado instantâneo. Testamos?

  • Trate da roupa numa determinada hora do dia

Tal como cozinhar, pode tratar da sua roupa nas partes mais frescas do dia. Desta forma, não irá aumentar o calor do interior da sua casa e será mais agradável para si. Também pode ler este artigo e simplesmente deixar de passar a ferro.

  • Deixe o ar da noite entrar

No verão, as noites têm a tendência de serem mais frias portanto aproveite ao máximo isto e abra as janelas antes de dormir. E, se for seguro, deixe-as abertas durante a noite enquanto dorme.

  • Dormir em baixo

O calor sobe, portanto, se tem mais que um nível de casa, durma no andar de baixo. Ou, pode sempre colocar o colchão no chão e dormir onde é mais fresco.

 

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *