Banner-Poupadinhos728x90-V1

BLACK FRIDAY é HOJE - História e principais dicas

black friday poupadinhosA Black Friday já está aí! O que sabem sobre este dia? E como costumam usufruir? Aqui fica tudo o que vos possa interessar, inclusive a compilação das várias Black Friday em vigor!

Cada vez mais em voga também em Portugal, podem até existir pessoas que não aguardam por este dia para fazer compras e outras que nem sabem bem do que se trata, mas é cada vez mais raro, a Black Friday a cada ano que passa está melhor e foi uma adopção que os portugueses receberam de braços aberto e com algum entusiasmo!

Muito resumidamente, trata-se de uma  6ª feira, onde a maioria das lojas faz descontos especiais, mas isto tem uma história, não se chama 6ª feira negra só porque sim! Tudo começou nos Estados Unidos da América mas com o passar do tempo estendeu-se por todo o mundo, especialmente Europa,  Portugal incluído (graças a todos os santos :-) )! A Black Friday (que em português significa Sexta Feira Negra) é o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, que por norma, é comemorado na última quinta feira de Novembro nos EUA. Neste dia começa então a época de compras de Natal! Reza a história que o nome Black Friday surgiu porque os lojistas anotavam as perdas a vermelho e os lucros a marcador preto, tradição que se mantém até hoje mesmo com o software de contabilidade. Como nesta Sexta Feira os lucros eram altíssimos, obviamente ficou conhecida como a Black Friday.

A verdade é que neste dia, há tanta, mas tanta promoção, que o mais certo é cairmos em tentação, e cometermos alguns desvarios :-D Por isso a par da história da Black Friday aqui ficam algumas dicas para ajudar no vosso auto-controlo e otimizar (leia-se poupar) tempo:

Planificar - Para mim ainda resulta lindamente, gosto de fazer listas de compras, e para a Black  Friday não costuma ser diferente. Então comecem por pesquisar preços, e pesquisar as campanhas existentes (usem o Poupadinhos porque vos dá a papinha toda feita, ehehe, nesta bela compilação). Depois é só fazer a lista do que querem e aproveitar sem fugir ao que apontaram ser importante.

Comparem preços com antecedência - Já falei aqui da importância de comparar preços nos supermercados! Nestes casos não é diferente, é importante que com antecedência vejam os preços dos artigos que querem comprar e se preciso for, verificar onde artigos semelhantes estarão com desconto. Comparem também a Black Friday com a necessidade e com descontos ocasionais. Há muitas lojas que não passam dos 20% de desconto na Black Friday, o que até não é nada mau para quem já ía comprar aquele produto a preço normal. Mas agora imaginem que esses 20% são numa loja que até faz boas campanhas esporadicamente e que podem sair mais vantajosas? Imaginem também que vão aproveitar a Black Friday para comprar um vestido para o Reveillon, se o desconto for de 20% se calhar vale a pena esperar para depois do Natal :-) se for de 40% já é outra conversa, mas acho que perceberam a ideia, no fundo é tentar perceber se comprar na Black Friday é realmente o melhor negócio.

Comprem online – Nunca fui a lojas físicas na Black Friday, muito honestamente acho que não há nada melhor do que ficar em casa e fazer as minhas comprinhas no conforto do lar! Posso fazê-lo conforme a minha disponibilidade e ainda tenho a vantagem de só ir aos sites que realmente me interessam (nas lojas físicas, a coisa pode dispersar um bocadinho), e acreditem, em loja vão encontrar as mesmas promoções que online, com a vantagem de que nos sites normalmente ainda conseguirão mais stock em alguns produtos e neste dia boa parte deles oferece os portes!

Evitar hora de ponta – Na Internet também há multidões a comprar, no caso do site onde íam comprar estar demasiado lento ou não abrir, não desesperem, há horas mais indicadas para fazer compras online neste dia, nomeadamente a partir das 3 da madrugada! Mas se são pessoas que se deitam cedo, nesse dia acordem cedo também e aproveitem entre as 7 e as 11 da manhã, estudos indicam que estas são as melhores horas, primeiro porque ainda há muito stock e vão conseguir exatamente o que queriam e segundo porque há menos tráfego online, as pessoas estão a preparar-se para o trabalho, a levar as crianças à escola, outras estão a dormir, etc, por isso é vantajosa esta opção!

Definir limites – Importante estabelecer o quanto querem ou podem gastar, com base nisto e na vossa lista de artigos desejados, vão jogando ao longo das compras até atingir o limite que podiam gastar, e a partir daí param com a “brincadeira” para que a vossa 6ª feira negra, seja o mais colorida possível e não se torne negra nas vossas finanças.

Comprar para o  Natal - É sem dúvida uma fantástica oportunidade para investir nas prendas de Natal, se é para poupar, comprem na Black Friday!

Para este dia, não deixem de visitar o nosso separador criado especialmente para vos facilitar a vida, com a compilação das várias Black Friday a aproveitar! Podem ver AQUI! Vão visitando ao longo do dia, pois está em constante atualização! Boas compras!