Hambúrguer de Quinoa

Desde que iniciei uma jornada de alimentação mais saudável, tenho vindo a descobrir um mundo de refeições novas, saudáveis e muito deliciosas, esta é outra delas.

Depois deste post, recebi imensas mensagens a pedir a receita dos hambúrgueres de Quinoa. Porque os fiz? Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ómega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol.

Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão devido a suas quantidades de cálcio. A receita estava num livro que comprei da Chef Andrea Henrique e é uma óptima alternativa para um refeição diferente mas nutritiva e saborosa. Esta é a receita original, fiz algumas alterações, e numa próxima adicionarei cenoura, assim como pretendo duplicar a receita, para depois congelar hambúrgueres tê-los prontos naqueles dias mais difíceis.

INGREDIENTES:
– 50g de quinoa mista (comprei real e vermelha)
– 20g de cebola cortada em cubinhos (meia cebola)
– 1 dente de alho
– 10g de semente de girassol
– Folhas de tomilho (por autoria própria também pus coentros)
– 10g de farinha sem glúten (1 colher de sopa rasa, em alternativa usem amido de milho, eu usei)
– Sal (também pus um pouco de pimenta preta)
– 1 colher de azeite

Preparação:
Cozinhe a quinoa em água, deixando -a um pouco durinha para que os grãos não desmanchem.

Noutra panela doure a cebola e o alho em um fio de azeite. Dilua a farinha sem glúten em meia chávena de água fria e misture com a cebola e o alho, mantendo no fogo até fazer uma massa homogénea. Desligue o fogo.

Adicione a quinoa já cozida, as sementes de girassol, as folhinhas de tomilho, coentros e o sal. Misture bem todos os ingredientes. Espere a massa arrefecer e faça um formato de hambúrguer. Doure numa frigideira antiaderente, a quinoa vai ficar estaladiça e sirva com legumes ou outro acompanhamento que prefira.

Relacionados

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *