Granola caseira

Gostam de granola? Façam a vossa em casa 🙂 Aqui vos deixo a receita e benefícios, para além de ficar muito mais em conta, fica também totalmente ao nosso gosto.

Nesta minha descoberta de um novo mundo de refeições sadias, deparei-me com os vários benefícios da granola, que é excelente não só para regimes de emagrecimento, como inserida em contextos de alimentação saudável aconselhados por nutricionistas.

Para quem não sabe, a granola é uma mistura crocante de flocos de cereais, frutos secos, sementes e mel. Por vezes, há quem lhe coloque arroz tufado e, geralmente, é servida com iogurte ou leite ao pequeno-almoço ou durante a manhã, para dar energia. Também é aconselhada a sua ingestão antes do exercício físico, pois tem um poder reconstituinte.

Entre os vários benefícios que lhe estão associados, um deles é o poder de emagrecer. Apesar de ter um valor calórico elevado, esta característica da granola tem a ver com a alta concentração de fibras, excelentes para a flora intestinal e para dar uma sensação de saciedade, o que ajuda a controlar o apetite. Além disso, a granola tem minerais com um elevado poder antioxidante, como o selénio e o zinco, que são essenciais para a desintoxicação do organismo e para acelerar o metabolismo, queimando gorduras.

Por estar repleta de vitaminas, minerais e outros nutrientes, a granola pode também reduzir o colesterol e ajudar na prevenção do cancro, do envelhecimento precoce e da anemia, bem como de doenças intestinais.

Claro que tudo depende da forma como a consumimos. Por isso, se quisermos aproveitar os benefícios da granola o ideal é consumir cerca de 20g de diariamente, o que corresponde a cerca de uma colher e meia de sopa.

Temos também de ter em conta o que lhe juntamos. Por exemplo, quem não quer engordar e opta por comer granola com iogurte não deve escolher um iogurte grego, pois estes tipos de iogurtes têm um valor calórico muito maior do que outras opções. Para quem pretende uma solução mais saudável, em vez do leite de vaca pode também optar pelo leite de arroz, de aveia ou amêndoa.

Aqui fica uma receita simples de granola caseira, que encontrei no site da Health Coach Teresa Barata.

INGREDIENTES

400 gramas de flocos de aveia (ou de trigo ou de arroz)
½ chávena de mel
1 colher de sobremesa de Óleo de Coco
½ chávena de flocos de Coco ou Coco ralado
½ chávena de frutos secos (amêndoas, nozes, cajus, avelãs, etc.)
½ chávena de Sementes (de sésamo, de girassol, de abóbora, etc.)
1 pitada de sal
Para quem quiser: pepitas de chocolate, bagas Goji, passas e/ou arandos secos, arroz tufado

PREPARAÇÃO:

Aqueçam um bocadinho o óleo de coco e o mel, apenas o suficiente para ficarem líquidos e serem facilmente misturados aos flocos de aveia (de trigo ou arroz) que entretanto já deverão ter colocado numa taça.

Acrescentem os flocos de coco, as sementes e os frutos secos. Ponham tudo num tabuleiro e levem ao forno a cerca de 120 graus, até ficarem dourados. Para não deixar queimar, convém ir mexendo com um garfo de 5 em 5 minutos.

Retirem do forno e acrescentem os restantes ingredientes. Depois é só deixar arrefecer e guardar num recipiente fechado.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *