9 Dicas – Casa quente sem usar aquecimento

O frio está aí, partilho algumas dicas essenciais para contorná-lo e manter a casa quentinha sem ligar aquecimento.

ISOLAMENTO

Tive este problema durante algum tempo, até perceber que quando desligava os aquecimentos, em menos de 10 minutos a casa estava gelada outra vez. O segredo foi perceber por onde saía o calor e calafetar todas as aberturas, tão barato que foi, e uma diferença abismal na nossa conta da luz. Não deixem de verificar esse pequeno pormenor aí por casa, caso contrário ligar o aquecimento é um enorme prejuízo.

 

Tecido dos sofás

Têm sofá de pele ou sofá em tecido? Saibam que os sofás de pele são bem mais frios para o Inverno! Aqui a dica é usarem umas mantas bonitas e bem quentinhas, daquelas tipo peludas ou em veludo para cobrir o sofá, fica giro e quando se sentam ou deitam é bem mais confortável e eficaz para combater o frio.

Boas vindas ao sol

O sol bate lá em casa? Aproveitem e deixem-no entrar! É uma grande diferença, cá em casa temos um lado da casa em que bate o sol o dia inteiro e outro lado que nem o sente, escusado será dizer que metade da casa é gelada e o outro lado (felizmente sala de estar, sala de jantar e cozinha) é super quentinho nos dias mais gelados, sem precisarmos ligar o que quer que seja! Se isso também acontece convosco, abram as persianas e aproveitem!

Investir em têxteis

Já falei das mantinhas para os sofás em pele, e não posso deixar de falar das cortinas e dos tapetes! É uma seca, mas trocar os cortinados de tule de Verão por cortinados de tecido mais pesado durante o inverno é excelente ter menos correntes de ar e entrada de algum frio por pequenas frechas. Para manter os pézinhos quentinhos, nada como ter uns bons tapetes durante o tempo de frio…juro que todos os anos tenho vontade de alcatifar toda esta maldita tijoleira tão gelada!

Manter portas Fechadas

Outro truque é manter as portas fechadas. Assim o frio não entra e o calor não sai. Na porta da rua também costumo colocar um rolo daqueles com areia por dentro, para evitar a entrada do frio pela frecha da porta. 

ACENDER VELAS

Sempre que posso, toca de comprar velas, daquelas com cheiro então ainda gosto mais! Durante o Inverno tornam-se um 3 em 1, dão um ambiente acolhedor, fica um cheirinho maravilhoso e a casa fica bem mais quentinha.

FAZER MAIS ASSADOS

Odeio de Verão, adoro de Inverno! A comida no forno é aconchegante, saborosa e ainda nos aquece a casa. Obviamente que a ideia não é substituir um forno por um aquecedor ou ar condicionado, mas sim aproveitarem a época que tanto forno pede e juntarem o útil ao agradável (até castanhas no forno se faz por aqui!)

Vestuário Adequado

Quanto menos vestido andar em casa, mais frio vai ter! Opte por pijamas bem quentes, robe, pantufas,manta no sofá, e não vai precisar exagerar no aquecimento. Faça o mesmo com a roupa de cama, lençóis de algodão não são suficientes nesta altura, e um bom edredon também ajuda! 

 

Saco (botija) DE ÁGUA QUENTE

Não aquece a casa, mas aquece-nos a nós, o que é meio caminho andado para evitarmos ligar aquecimentos!
Nos dias mais graves, eu não dispenso o
saco de água quente (uso este elétrico que é maravilhoso, aproveitem o mega desconto) pode ser coisa do tempo da avózinha, mas garanto-vos que funciona na perfeição.

Artigo originalmente escrito a 10 Novembro 2015

 

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *