Bolo de aniversário – Comprar ou fazer em casa?

Quanto custa um bolo de aniversário?! Comprar ou fazê-lo em casa? Eis a questão!

O meu pequenote só tem dois aninhos e os 2 bolos de aniversário foram sempre feitos aqui pela mãezinha! No primeiro ano fiz pão de ló com creme de ovos e no 2º aniversário fiz bolo de cenoura com recheio e cobertura de brigadeiro! Qualquer um dos bolos recebeu largos elogios, e não é para me gabar mas ficaram maravilhosos! O primeiro foi trabalhado com pasta de açúcar e em termos de decoração foi mais demorado e é mais difícil, mas lembro-me que ele delirou, porque ficou mesmo muito giro! Esta opção que vos trago hoje é super fácil, fica giríssimo e muito principalmente é saboroso! Se têm estado atentos ao blog sabem que ultimamente o açúcar tem estado com bons preços (já esteve a 0,78€/Kg), o leite condensado de quando a quando fica por 0,65€/lata, a farinha também, até os ovos e o óleo, ou seja, com olhinho para a coisa, o bolo ainda fica mais poupadinho! Dá trabalho? Dá, mas caramba, eu fico tão orgulhosa quando vejo um bolo giro e delicioso feito por mim, e principalmente feito com amor para o meu menino e para os convidados, é um gosto e não um sacrifício que faço questão de não contabilizar! Para quem é como eu, é claro que aconselho vivamente a fazer o bolo de aniversário em casa, gastamos somente nos ingredientes e em alguns outros custos adjacentes!

Os bolos de pastelaria, são sempre aquela delícia que nos deixa a babar, eu adoro, bolos com creme de ovos então, ui, ui! Caros? Não são, tendo em conta o trabalho, a decoração fantástica, sabendo que se trata de uma empresa que tem contas e colaboradores para pagar, e toda a envolvente de ter um estabelecimento comercial, é complicado, simplesmente não podemos comparar e resumir a um mero “fica mais barato fazer em casa”, é um serviço, dos bons, e isso paga-se! Vantagens: encomendamos, dizemos o que queremos, e no dia marcado à hora marcada e muito tranquilamente é ir buscar o belo do bolo, sem mais trabalhos ou preocupações! Tudo isto tem um preço, e cabe a cada um de nós decidir o que prefere fazer! 

Esquecendo tudo isso, e tendo gosto em sermos nós próprios a preparar o bolo, não considerando esse serviço como um trabalho, obviamente que fica mais em conta! Depois a decoração, é só preciso imaginação! Neste comprei os palitos de chocolate da marca Continente, e depois fiz umas raspinhas de chocolate branco e este é o resultado final! É uma receita que aconselho vivamente, para miúdos e graúdos, é vê-los repetir e perguntar quem fez! Aqui vos deixo a receita!

Ingredientes:

3 cenouras grandes cruas partidas aos bocados
1 chávena e meio de açúcar 
1 chávena de óleo
4 ovos
2 chávenas de farinha
1 colher de fermento

Deitam-se todos os ingredientes à excepção da farinha e do fermento, na liquidificadora ou Bimby. (na Bimby ponham primeiro a cenoura 15 seg. Vel.9 e dp misturam os restantes ingredientes e 1min. vel 5).

Quando a cenoura estiver toda triturada, tudo em creme, deita-se a mistura numa tigela e junta-se a farinha e o fermento.

Mistura-se bem e vai a cozer em forma sem buraco, barrada de margarina e polvilhada de farinha.

Não deve cozer demasiado, para não ficar seco.

Tirar do forno, deixar arrefecer e cortar o bolo ao meio para colocar o recheio.  

Receita do recheio:

Misturar 1 lata de leite condensado cozido (comprar já cozido ou cozer 1 h na panela de pressão) com uma barra de chocolate derretida (200g), um pacote de natas e meia chávena de leite) se acharem que o chocolate está muito doce, coloquem um pouco mais de leite.
Misturar tudo e levar ao lume cerca de 5 minutos ou um pouco mais, sempre a mexer até o recheio ficar um pouco pastoso.

Depois é só colocar o recheio e cobertura e decorar a gosto! Fica um bolo grande! Espero que gostem! Durante esta semana também dei dicas de como poupar na organização de uma festa de aniversário, se ainda não viram podem ver AQUI!

 

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *