10 Alimentos que afinal podemos congelar

Congelar comida é uma excelente forma de poupar, já falei disso imensas vezes aqui no blog.

No entanto há alimentos que muitas vezes não sabemos ser possíveis de congelar, e acabamos por deixar estragar.

Todos sabemos que isto não é nada prático e muito menos poupadinho. Portanto, apresento uma lista de alimentos que afinal podemos congelar evitando assim o desperdício:

1 – Manteiga

Manteiga pode ser caro e é prudente (para quem pode) comprar mais que um quando está em promoção. Para congelar, mantenha a manteiga na sua embalagem original.
Depois coloque-a dentro de um saco com fecho em zip ou embrulhada com alguma folha de alumínio.
Quando for para a utilizar, basta a deixá-la a descongelar no frigorífico durante a noite.

2 – Leite

O leite é a primeira coisa que as pessoas descartam porque estraga facilmente. Mas por que não congelá-lo? Basta derramar um pouco para que ele tenha espaço suficiente para expandir dentro do recipiente de leite. Terá que descongelar no frigorífico por um dia ou dois antes que possa beber.
E antes de beber, agite bem para não beber qualquer leite separado.
Atenção: O leite não deve ser mantido congelado por mais de quatro semanas.

3 – Ovos

Parta os ovos numa tigela e misture-os um pouco antes de os colocar num saco com fecho zip ou numa cuvete de cubos de gelo. Também pode congelar as claras e as gemas separadamente, como mencionado NESTE artigo.

4 – Arroz

O arroz cozido, depois de arrefecido, pode ser guardado no congelador. Para descongelar pode colocar o arroz numa tigela com um pouco de água e colocar no micro-ondas, ou deixar descongelar naturalmente, faço isto imensas vezes pois para quem tem miúdos desenrasca muitas vezes.

5 – Nozes

As nozes podem durar até oito meses se as colocar num recipiente bem selado.

6 – Queijo

Deixe o queijo dentro de sua embalagem original e, de seguida, envolva-o com folha antiaderente e depois em folha de alumínio.
Queijo “mole” dura um mês congelado já o queijo duro pode durar até seis meses. Pode ser descongelado durante a noite no frigorífico.

7 – Farinha

Coloque a farinha num recipiente bem selado, fora de sua embalagem original. Para armazenar, pode deixá-la no frigorífico, dura que dura.

8 – Pão

Para não ter de ir comprar todos os dias pão fresco, a melhor opção é pois congelá-lo. Compre o que quiser e decida logo a quantidade que vai comer e congele o resto. Para congelar, embrulhe em folha de alumínio resistente e coloque dentro de um saco do congelador. Para descongelar, coloque no forno para ter a côdea bem estaladiça ou simplesmente deixe durante a noite.
Serve também para o pão ralado, assim dura meses e tem sempre fresco.

9 – Ervas Aromáticas

Já falei disto NESTE artigo.

10 – Pasta de tomate

Coloque o resto da pasta de tomate numa cuvete de gelo e congele. Quando os cubos estiverem congelados, pode optar por os colocar num saco com fecho zip ou deixá-los onde estão.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *